Administrar a cozinha de um restaurante não é tarefa fácil. Afinal, para ter uma cozinha funcionando da melhor forma, é preciso ter uma excelente equipe, espaço adequado, além de estar sempre atento ao que diz a legislação. Por isso, hoje vamos falar da gestão de restaurante e como você pode gerenciar a sua cozinha da melhor maneira possível. Vem com a gente!
Tenha uma equipe qualificada e ofereça treinamentos
Esse é um ponto de praxe para qualquer área e, é claro, não pode ficar de fora da sua lista! Com uma equipe qualificada, que sabe o que está fazendo, você tem mais produtividade na sua cozinha e menos desgastes com erros desnecessários.
Além disso, é sempre importante ter bons profissionais em um ambiente no qual podem ocorrer imprevistos.
Porém, não espere que todos venham extremamente qualificados para a função. É de suma importância oferecer o treinamento adequado para que a equipe esteja sempre se aprimorando.
Ou seja: na entrevista, você precisa buscar por profissionais que estejam comprometidos e tenham vontade de aprender e se aperfeiçoar.
Incentive sempre o espírito de equipe
Uma equipe que se conhece e que sabe a função de cada um que está ali é uma equipe unida! E nunca subestime o potencial disso.
Assim, é essencial que você ofereça oportunidades para que os funcionários possam interagir entre si e se conhecer melhor. Organize confraternizações em momentos especiais, comemore as vitórias do time, colabore para reforçar o espírito de equipe. E, mais importante, assegure-se de que todos estão trabalhando em prol do mesmo objetivo.
Desta forma, a equipe toda seguirá o rumo desejado e sua cozinha estará em perfeita ordem!

Conscientize sobre questões de higiene
Higiene é essencial em qualquer lugar. Mas, para quem trabalha na cozinha manipulando alimentos, é indispensável!
Portanto, procure tornar o gesto de lavar as mãos um hábito para seus funcionários. Você pode colocar, por exemplo, um despertador a cada X minutos, lembrando a equipe de lavar as mãos.
Outra ação que pode ser bastante motivadora é oferecer um prêmio ou benefício para os funcionários que seguirem essa orientação.
Lembre-se de que segurança do trabalho é essencial
Uma pia na altura errada pode fazer com que seu funcionário fique com dor nas costas ou mesmo desenvolva LER (lesão por esforço repetitivo). Ações como fritar alimentos ou abrir uma lata podem ser consideradas de risco. Sim, há vários fatores na cozinha que podem causar problemas de saúde e, por isso, você precisa estar atento às questões de segurança do trabalho.
Tenha a sua cozinha projetada por um profissional qualificado, para que ela esteja 100% adequada à legislação e não cause riscos à equipe.
Aqui, também é obrigatório fornecer os EPI’s (equipamentos de proteção individual) para os funcionários e certificar-se de que eles estão fazendo uso desses equipamentos.
Você também pode colocar avisos e instruções para o uso e manuseio de equipamentos considerações de risco, como o forno, por exemplo.
Respeite a legislação vigente
A legislação para cozinhas e restaurantes é extremamente exigente. Afinal, você está manipulando alimentos para terceiros e qualquer problema que houver pode ser muito ruim.
Por isso, esteja sempre atento às normas da ANVISA, órgão regulamentador nesta área. Além disso, não esqueça-se de que podem haver legislações locais às quais você deve seguir!
E, não menos importante, certifique-se de que você está seguindo todas as leis trabalhistas necessárias.
Precisa colocar algum desses pontos em dia? Então entre em contato e peça já um orçamento.