Quer montar um restaurante e não sabe por onde começar? Então, venha com a gente e entenda quais devem ser os seus primeiros passos:
01 – Defina que tipo de estabelecimento gastronômico você abrirá
Antes de tudo, pense bem em qual é o tipo de estabelecimento que você pretende abrir: é um restaurante self-service? Uma confeitaria? Um bar ou pub? Um restaurante vegano?
Essa será sua primeira decisão e servirá como guia para todas as que virão a seguir.

02 – Identifique quem é o seu público-alvo
O segundo passo será identificar qual é o público que vai frequentar seu estabelecimento. Isso é importante, pois é pensando nele que você vai criar seu negócio. Você não irá oferecer carnes, por exemplo, para um público que é vegetariano ou vegano.
Então, tente identificar o público e, mais que isso, entender quais são seus hábitos e comportamentos ao frequentar estabelecimentos gastronômicos.
03 – Monte o cardápio
Pode parecer estranho falar de cardápio logo no começo. Mas isso, junto com o tipo de negócio que você quer abrir, vai definir outros pontos importantes, como os insumos e equipamentos que você irá precisar, como será o projeto da cozinha e do restaurante e por aí vai.
Neste momento, não é necessário pensar em cada detalhezinho do cardápio, e sim entender o suficiente para realizar os pontos comentados anteriormente.
04 – Escolha o local para seu estabelecimento
Agora você já está pronto para escolher o local do seu estabelecimento gastronômico! Aqui, você vai levar em conta vários pontos que mencionamos, como: onde está a maior parte do seu público? Ou seja, qual seria uma boa localização para atraí-los?
Além disso, lembre-se também de fazer uma pesquisa prévia dos seus possíveis concorrentes! Aqui, você pode identificar, por exemplo, bons locais onde seu público está e ainda não há concorrência na região.
Aaah, e não esqueça de pensar em outros aspectos, como estacionamento e outros pontos dos arredores que possam contribuir com o seu negócio.

05 – Elabore o projeto da cozinha e do espaço
Após a escolha do ponto, é o momento de colocar a mão na massa para elaborar o projeto. Por mais que o espaço já tenha instalações próprias, procure entender se ele atende bem às necessidades do seu modelo de negócios.
Lembrete: na hora de contratar o profissional que irá elaborar o projeto da sua cozinha, lembre-se de que ele precisa conhecer bem a legislação vigente que rege os modelos de negócios gastronômicos, para que o projeto da cozinha esteja adequado à todas as normas necessárias.
06 – Selecione a equipe e faça treinamentos
Por fim, é hora de selecionar os profissionais que farão parte da sua equipe. Nessa etapa, é muito importante que você busque por profissionais qualificados e com disposição para aprender e melhorar. Afinal, com uma equipe qualificada você tem mais produtividade na sua cozinha e menos desgastes com erros desnecessários.
Contudo, não espere que os profissionais já venham 100% preparados para o desafio. É preciso treiná-los e mostrá-los a maneira adequada de atuar nas funções dentro do seu negócio. Para isso, você também pode contar com uma equipe de consultoria, que treine seus funcionários tanto na parte de funcionamento dos equipamentos quanto nas normas de boas práticas.
Pronto para colocar essas dicas em prática e abrir seu próprio negócio?