Blog

Saiba o que são alimentos funcionais e se inscreva no workshop!

Cada vez mais a sociedade se torna consciente da importância que uma alimentação saudável tem em nossas vidas. Por isso, um dos grandes tópicos discutidos no momento são os alimentos funcionais! Hoje, vamos falar sobre o que são estes alimentos e qual diferença eles podem fazer no dia a dia das pessoas.

Quem está prestando atenção à boa alimentação?

Com a popularização da internet, uma coisa se tornou fato: o acesso à informação é mais rápido e eficaz. Com isso, as pessoas descobriram a grande vantagem de pesquisar e se informar sobre o que quiserem, incluindo o tema alimentação.

É por isso que as marcas e restaurantes devem estar muito atentos ao que os consumidores buscam em uma alimentação. Hoje, a grande busca é por uma alimentação saudável e saborosa.

Devido à esta busca por uma boa alimentação, o tópico de alimentos saudáveis se tornou tão importante.

alimentos funcionais

Mas, afinal, o que é a gastronomia funcional?

Vamos à grande pergunta do momento! De acordo com a nutricionista Julia Serpa Lopes, da Empresarial, “os alimentos funcionais são definidos como qualquer alimento ou ingrediente alimentar modificado que pode fornecer benefícios à saúde, além dos nutrientes tradicionais que possuem”.

Já sabemos que a alimentação é a base da vida e é ela a grande responsável pela saúde e bem-estar do nosso corpo. Por isso, a regra de ouro do novo Guia Alimentar da População Brasileira (2014) é “preferir sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias”.

Isso quer dizer que uma boa alimentação é aquela em que alimentos processados ou ultra processados são limitados. Assim, os alimentos naturais ou minimamente processados que se tornam o foco da dieta.

Quais são os benefícios dos alimentos funcionais?

 Como você pode perceber, os alimentos funcionais trazem diversos tipos de benefício à dieta e à saúde. São eles:

– Alimentos in natura são nutricionalmente balanceados, saborosos e ambientalmente saudáveis.

– Por serem alimentos frescos, as vitaminas e minerais encontradas no produto estarão em sua totalidade quando comparados com alimentos armazenados por longo período. Ou seja, esses alimentos não perderão a sua função por conta de um processamento.

Dentre tantos produtos processados que encontramos em mercados e restaurantes, pode ser difícil pensar em uma dieta alimentar saudável e saborosa. Mas isso não significa que a alimentação saudável seja algo impossível!

Para isso, devemos usar a criatividade e optar por escolhas nutritivas. Além disso, é importante fugir de alimentos processados, ultra processados e de todos os ingredientes químicos que possam intoxicar o organismo.

Workshop de culinária funcional na FURB

3

Quer descobrir como criar essa dieta deliciosa e saudável, além de receber receitas incríveis para fazer em casa ou no seu restaurante?

Então, inscreva-se já no workshop de culinária funcional que acontecerá na FURB. Ele será ministrado pelas nutricionistas da Empresarial, Julia Serpa Lopes e Erica Lohmann!

Neste curso, além das preparações, serão abordadas práticas alimentares que podem ser aplicadas no dia a dia. Os alunos podem incluí-las na sua alimentação e não se restringir apenas às receitas do workshop.

Assim, o workshop é destinado para a comunidade em geral e podem participar pessoas maiores de 18 anos.

Ele acontece no dia 16 de fevereiro, das 18h às 22h.

Portanto, a ideia do workshop é transmitir ao público conhecimento referente à alimentação funcional e autonomia para escolhas alimentares que sejam saudáveis.

Para saber mais, consulte aqui.

Erica Lohmann Barreto de Souza​

Nutricionista – CRN 10ª-0058

Especialização em Gestão Empresarial pela FFM (Fundação Fritz Muller) e Finanças para Executivos pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Julia Serpa Lopes​

Nutricionista – CRN 10ª-1891

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Rotulagem de Alimentos e Bebidas pela Faculdade Focus. Especialização em Segurança Nutricional e Qualidade de Alimentos pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Aperfeiçoamento em Gastronomia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Confeitaria pelo SENAI (Blumenau).