A Empresarial Consultoria esteve presente em uma palestra sobre Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica – PEAPO, que abordou o tema Slow Food. O momento gerou diversas inspirações e muito aprendizado. Por isso, hoje queremos compartilhar um pouco sobre esse movimento com vocês. Confira:
O que é o Slow Food?
Este é um movimento que preza pelo direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial. Desta forma, estes produtos devem ser produzidos de maneira a respeitar o meio ambiente e as pessoas responsáveis pela produção.
Fundado em 1986 por Carlo Petrini (um dos palestrantes e fundador do Slow Food), o movimento mais tarde se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos.
O movimento também se opõe à tendência de padronização do alimento no mundo e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando coprodutores.

Qual é a importância dele para a sociedade?
O Slow Food traz diversos pontos positivos para a sociedade. Portanto, mesclando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, as atividades da associação buscam defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais por meio de eventos e iniciativas.
Assim, o Slow Food faz com que:
- Os consumidores voltem a consumir produtos orgânicos e naturais;
- Os consumidores comprem alimentos de forma mais saudável e consciente;
- Os produtores locais sejam valorizados e, por consequência, a economia local possa ser influenciada de forma benéfica.