Com grande parte do comércio fechado por conta da prevenção do Coronavírus, o segmento gastronômico é um dos mais afetados. Com isso, muitos restaurantes que antes não possuíam um sistema de entrega agora passam a oferecer esse serviço. E, mesmo estando com as portas abertas agora, muitas pessoas ainda irão utilizar o serviço de entrega. Mas você sabe como melhorar o delivery e atender ao maior número de clientes possível? Vem com a gente descobrir:
Como ofertar o delivery?
Para quem ainda não aderiu à essa nova realidade, há opções bem práticas e rápidas. Aplicativos como IFood, Rappi e Uber Eats são algumas das alternativas mais conhecidas e com grande aderência do público.
Já cadastrou seu restaurante? Ótimo! Agora vamos falar como você pode aproveitar cada recurso dos apps melhorar o delivery do seu negócio:
Dica 1 – Organize bem seu processo de entrega
A experiência de consumo de uma entrega é completamente diferente do consumo na casa. Isso porque na casa, atributos considerados pelo cliente incluem: atendimento em pessoa e a própria ambientação da casa.
Já na entrega, o seu cliente vai analisar critérios como o tempo em que o pedido leva para chegar na sua casa, a qualidade da embalagem (se reservou bem o alimento e manteve a temperatura dele e o atendimento do entregador. Ou seja, são experiências completamente diferentes!).
Por isso, assegure-se de que você está devidamente preparado para fazer seu delivery e proporcionar uma ótima experiência de consumo.
Além do mais, vale lembrar que os aplicativos permitem que seus clientes avaliem o pedido e muitos dos novos clientes vão analisar sua nota e as opiniões antes de fazer o pedido!
Dica 2 – Tenha um cardápio atrativo
Assim como no espaço físico, ter um bom cardápio é essencial. E não falamos aqui somente das opções ofertadas. Como o cliente não está vendo os pratos das outras mesas, ele não tem ideia de como pode ser o pedido. Por isso, procure usar fotos atrativas para ilustrar cada prato!
Além disso, uma descrição detalhada de tudo o que acompanha o prato é ótima para esclarecer possíveis dúvidas que o cliente possa ter (e que, nesse caso, não poderá perguntar a um garçom).
Dica 3 – Capriche na embalagem
Sim, esse é um dos pontos essenciais do serviço de delivery. Uma boa embalagem deve reservar bem o produto, para que ele chegue da melhor forma possível na residência do cliente.
E não falamos aqui somente do calor (que é essencial). Se você serve fritura (pastel ou batata frita, por exemplo), vale pensar em uma embalagem que evite que a gordura transfira e vaze. No caso de um prato com vários acompanhamentos, como feijão, carne e salada, que tal pensar em uma embalagem com divisórias para manter as guarnições separadas?
Para dar um toque especial, você ainda pode deixar uma mensagem personalizada e positiva para o cliente! Olha que charme essas embalagens dos nossos clientes Nonno Nico Restô Bar e Aikau Hawaiian Food:

Dica 4 – Aproveite sua “fama”
Se seu restaurante já é conhecido por algo específico por seus clientes, não deixe de usar essa característica para divulgar seu delivery! Enfatize que agora seu cliente pode ter essa mesma vantagem direto do conforto do seu lar.
Dica 5 – Divulgue!
E, é claro, é preciso divulgar o seu novo serviço! Aproveite todas as suas redes sociais e canais digitais para reforçar aos seus clientes que agora você está oferecendo esse novo serviço.
Vale publicar nas redes sociais fotos bem caprichadas da embalagem, do serviço de entrega, etc. E também vale mandar via WhatsApp um comunicado aos seus clientes.
E aí? Preparado para encarar esse novo desafio?