Você provavelmente já ouviu falar em contaminação cruzada. Mas afinal, sabe o que é e como ela pode acontecer em estabelecimentos gastronômicos? É sobre isso que vamos falar hoje! Então, se prepara que vamos contar tudo sobre como ela ocorre e como preveni-la. Vem com a gente:
O que é a contaminação cruzada?
Basicamente, a contaminação cruzada consiste na passagem de microorganismos de um alimento contaminado para outro não contaminado. Quer entender isso de uma forma simples? Digamos que o profissional utilizou uma faca para cortar carne crua e depois, sem fazer a higienização correta, utilizou o mesmo instrumento para cortar salada. Aí pode ter ocorrido a contaminação!
Parece bobo, mas esse tipo de contaminação pode gerar sérios problemas à saúde do seu cliente. E é por isso que a equipe precisa estar muito bem treinada e preparada para evitar esse tipo de situação. Então, vamos entender como você pode prevenir isso no seu restaurante?
Como prevenir a contaminação cruzada de alimentos no seu estabelecimento
- Não usar adornos no ambiente de trabalho: um dos pontos muito importantes e que deve ser prática corriqueira do seu time é não utilizar anéis, pulseiras e joias em geral dentro da cozinha. Além disso, a maquiagem também não é recomendada e, para os homens, a barba e bigode devem estar sempre curtos e bem feitos.
- Higienizar frequentemente as mãos: observe se seu time faz a higienização frequente das mãos e da forma correta! Na mudança de cada processo é necessário que as mãos sejam adequadamente higienizadas.
- Higienizar os utensílios, bancadas de trabalho e equipamentos: além disso, é essencial fazer a higienização correta dos próprios equipamentos.
- Não misturar tipos diferentes de alimentos: essa dica é essencial para que não ocorra algo tipo o exemplo mencionado acima! Evite cortar carne no mesmo espaço onde você está preparando a salada, e dentre outros.
Já se sente mais preparado para evitar a contaminação cruzada no seu estabelecimento? Então, para finalizar, confira o vídeo da nossa nutricionista e consultora Erica Lohmann: